domingo, 1 de abril de 2012

Jack Soul Brasileiro



Organizar as ideias. Nem sempre uma tarefa fácil, depois desse primeiro mês então! É difícil dizer o que é prioridade... Ainda estamos em processo de entender qual o nosso papel nos serviços, ainda que, diariamente já tomando posse e nos co-responsabilizando nos cuidados dos pacientes e na direção e remanejamento das propostas de trabalho. Essa semana, mas do que o normal, tive saudades de casa, da tranquilidade bucólica do interior, de ouvir as futilidades e reclamações repetitivas da minha mãe, das brigas sem motivos dos meus irmãos ...  do olhar de respeito e admiração da minha velhinha (avó) me chamando de dotor, de ficar em casa sem nada pra fazer, de poder assistir um desenho na TV, de rever os amigos do colégio...!
Entender que compartilhamos as mesmas dores, saudades e inseguranças das pessoas com quem nos importamos, sejam elas parentes, amigos ou pacientes talvez seja ainda mais desafiador que entender o papel profissional que devemos ocupar. Costumo pensar que esclarecer o que eu poço fazer individualmente a cada parente, amigo ou paciente instiga minhas habilidades e favorece o raciocínio objetivo, se não eficaz ao menos mais seguro. Eh por falar em segurança, as vezes noto que inconscientemente nos habituamos a reclamar e a levantar problemas em detrimento do ouvir, observar, compartilhar e na construção de possibilidades, se isso não é mais seguro, pelo menos salutar ao modelo social!.
No dia a dia do hospital acompanhando a dor dos pacientes, percebo que “todo mundo é igual quando sente dor”, isso é clichê, no entanto, quando a dor é na gente (física ou psíquica) o egoísmo toma tais dimensões que parece que somos únicos (e somos mesmo, dependendo da perspectiva!). Mas Eles também se sentem desconfortáveis, muitas vezes são obrigados a expor suas intimidades, fraquezas e ainda assim estão solícitos pelo direito a continuidade da vida ... estar de saco cheio faz parte! O interessante é que nossa capacidade de aprendizado se faça presente, seja no bom ou no mau momento.
Esse final de semana passou voando! ... o sol saiu por pouco tempo, quem eu queria ver não vi e amanhã tem mais ... aos meus amigos da residência multi parabéns pela conquista deste primeiro mês! No final das contas acho que vem a calhar o “Jack Soul Brasileiro / E que o som do pandeiro / É certeiro e tem direção / Já que subi nesse ringue / E o país do swing / É o país da contradição
Boa semana!


Danilo Ponciano
Residente - Farmacêutico Bioquímico
Programa: Transplante e Captação de Órgãos

Um comentário: