domingo, 22 de abril de 2012

“Faz Parte do Show”


        A semana de um residente é mais instável do que... o tempo em São Paulo (analogia não muito boa, mas que faz jus ao que quero dizer!). Os inícios são sempre ‘nublados’, com uma frieza ao mesmo tempo acolhedora e cruel. -Somando-se: noites mal durmidas, má nutrição, desgaste físico e mental ... e ao nosso auto-rigor inevitavelmente nos torna um sinônimo de privações!. – Aliando estas, às inconstâncias dos relacionamentos do dia a dia de trabalho, não seria exagero dizer que estamos vivendo numa montanha russa de emoções.
        As segundas é sempre doloroso sair de casa ... olhar pra trás é estar certo de que o final de semana passou num suspiro, que não houve descanso algum, estudo zero e pior de tudo ... rs ... pouca diversão. Esses dias são infindáveis (só não ganham da sexta feira!). Nas terças e quartas, vestir o ‘jaleco’ torna-se mais confortável ... as aulas vespertinas ajudam a quebrar um pouco a rotina e a encurtar o nosso dia, ‘é aconchegante como tomar solzinho no frio’.
        As quintas ... o cansaço pega nas nossas ‘mãos’ e não nos deixa mais ! ... mesmo dedicando ao nosso trabalho a devida atenção, o corpo pede ‘arrego’, sentimentos de vulnerabilidade se afloram e a empatia nas nossas relações se intensificam, aqui os feixes de ‘sol’ ficam mais quentes. Sexta feira começa com a tensão de uma bomba relógio em progressão! ... a cada minuto findado / uma alteração no intervalo QT, aqui o ‘solzão’ ta gritando vem ni mim e a ansiedade pelo final do experiente prolonga ainda mais a passagem do tempo!. Já os sábados e domingos! Já te contei lá em cima, [talvez não tenha percebido] ... mas é que passa rápido mesmo!
        Falei disso ... do ‘lado A’ ... sem conseguir me esquecer do ‘lado B’. O lado A seria nossa percepção de si, de nossas necessidades, do nosso comportamento ao longo dos dias. E o lado B, são os lugares que já passamos e todos os que ainda passaremos, as influências e as contribuições que deixaremos. Assim como no A, o B tem início, meio e fim. – Sendo estes também muitas vezes obscuros, frios e nem sempre acolhedores mesmo estando com nossa empatia a disposição. O importante é não perder de vista que toda ‘semana’ é instável e que a CNTP (condições normais de temperatura e pressão) é uma condição idealizada, nem por isso, devemos deixar de “experenciar” o que as inconstâncias tem a nos oferecer de aprendizado!

 Boa semana!

Vago na lua deserta / Das pedras do Arpoador / Digo "alô" ao inimigo / Encontro um abrigo / No peito do meu traidor

Danilo Ponciano
Residente – Farmacêutico Bioquímico
Programa: Transplante e Captação de Órgãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário