domingo, 8 de abril de 2012

Diálogo 1 x Burocracia 0


Voltar ao trabalho após o feriado é sempre conflitante!... não importa, se você é da área da saúde ou não, afinal trabalho é trabalho!. Aliás, apesar das nuances os serviços na área de saúde também são ambientes coorporativos que exigem uma estrutura hierárquica de modo a manter sua homeostasia organizacional. E fazer parte disso impõe-nos necessariamente uma subordinação a regras que nem sempre concordamos e tampouco em consonância com o que julgamos ético!.
No dia a dia, são muitas as barreiras burocráticas que temos que lidar no gerenciamento dos cuidados dos pacientes. E tendo em vista, nossa completa ignorância frente a muitos desses mecanismos, torna-se imprescindível investimentos na formação de profissionais de saúde que sejam também gestores e críticos frente às políticas públicas. Entendo que quando se está lidando com a vida humana não podemos aceitar que barreiras burocráticas limitem os cuidados e possibilidades terapêuticas aos indivíduos. Isso não significa dizer que uma estrutura organizacional é dispensável na saúde pública, afinal para a viabilidade de qualquer serviço é preciso administrar com competência seus recursos (que cá entre nós são escassos!).
No contexto da formação multiprofissional vejo como saudável a reconsideração de muitas estruturas, umas a tempo consolidadas ... inclusive na depauperação do atendimento aos usuários. É indiscutível que muita da burocracia do nosso dia a dia vem em paralelo ao nosso sistema judiciário e governamental, no entanto, outras tantas são criadas por nós (aos gestores e futuros!) que inconscientemente aderimos influências ligadas as profissões, culturais, dentre outras. A partir do momento que estabelecermos uma rede integrada que favoreça a comunicação entre os setores e/ou serviços de saúde conseguiremos ter maior segurança e respaldo nas nossas decisões em detrimento do atendimento insatisfatório e muitas vezes desumano.
Um exemplo clássico de falta de comunicação e recorrente no dia a dia das farmácias são as receitas com informações incompletas e/ou fora da data de validade. Fazendo com que muitas vezes o farmacêutico seja obrigado a não liberar o medicamento e ficar com fama de intransigente! - Imagem que modéstia a parte, posso dizer com segurança que não é procedente, somos sim profissionais de saúde e sedentos por colaborar com o serviço, no entanto há barreiras legais e elegíveis pelo bem estar da população que nos obrigam ter rigor nas informações prescritas!
Em suma, há muitos outros obstáculos a serem vencidos! - E esse plano só será exequível a partir do momento que cada profissional assumir suas competências e se abrir ao diálogo multiprofissional. Afinal todos somos passíveis a erros e felizmente a aprender, e isso se torna ainda mais valoroso quando em benefício dos usuários dos serviços que prestamos (os nossos pacientes!)

"Que a intenção da autoridade não resume nada aqui! / Aqui estou! Sua licença para aproxegar! / Cê me desculpe mas eu vou falar!"



Boa semana!

Danilo Ponciano
Residente - Farmacêutico Bioquímico
Programa: Transplante e Captação de Órgãos


Nenhum comentário:

Postar um comentário