domingo, 18 de março de 2012

“TÃO NATURAL QUANTO A LUZ DO DIA”




Duas semanas se passaram como se fossem dois meses!... O cansaço agora nos é um companheiro inseparável e apesar das dose’S horas diárias ainda não tivemos tempo de absorver o tudo que essa rotina tem nos ensinado. No entanto, a percepção desse tempo de trabalho corrido prova que nossas suspeitas não estavam tão erradas. De fato o serviço, os profissionais nele inseridos e até mesmo os professores ainda não entenderam como trabalhar a formação multiprofissional. Cabendo a nós, mais do que a qualquer outro, a árdua tarefa de aprender e a ensinar como ser multiprofissional.
Talvez, agora mais do que nunca a palavra residência nos faça sentido. Passamos a maior parte do nosso dia com desconhecidos, ouvindo suas queixas, vivenciando seus momentos de extrema vulnerabilidade e compartilhando, inconscientemente, um pouco de nós. No meio disso tudo, encontramos ou talvez (Re)encontramos amigos de “infância”, que por compartilharem a situação vivenciada acabamos por descobrir afinidades e motivos para admiração.  
O ambiente dos serviços de saúde, por mais, aconchegantes e acolhedores que sejam nunca serão suficientemente fortes contra o escárnio humano. No nosso dia a dia, vislumbramos de perto e a todo momento o quão frágil e instável é a vida. E como se não bastasse o peso dessa realidade temos a responsabilidade do cuidado e de resgatar a dignidade desses indivíduos, seja na continuidade da vida ou na sua despedida. Deste modo, me parece que o empenho entre diferentes profissões, não seja uma opção mas sim uma necessidade, pois só assim conseguiremos tomar decisões com maior segurança e sobretudo maior respeito aos indivíduos sob nossos cuidados.
Temos sim, vontades, necessidades, carências e todo o direito de fraquejar e sucumbir ao egoísmo que é inerente ao ser humano, negar isso é se enganar de forma inútil. Então o que fazer? certamente não há uma resposta única a essa pergunta. Arrisco a dizer que é importante manter o auto-respeito, se esforçar para administrar nossas necessidades evitando ignorá-las em detrimento do que pensamos ser prioridade, afinal o acúmulo de frustrações pode ser muito mais danoso nas nossas relações do que os ‘nãos’ dados.
As vezes, no meio do dia olhamos em volta e nos perguntamos o que estamos fazendo aqui? há muito trabalho, nos sentimos perdidos e sem orientação e ainda assim não conseguimos nos eximir do papel de profissionais! penso que estamos no caminho certo, com humildade, trocas e auto-respeito construiremos um ambiente salutar a salva-guarda da vida dos nossos pacientes.
Esse é um espaço que espero que possamos dividir nossas experiências, sejam elas as mais diversas possíveis, ligadas especificamente as profissões, relatos, queixas, casos (sempre respeitando a confidencialidade individual!)... por favor, se permitam mostrar-se, compartilhem, todos temos muito o que ensinar e aprender. Certamente cada um a seu tempo entenderá que a nudez anatômica não é o mais íntimo, sobretudo que a nudez da alma não é algo que devemos esconder daqueles que respeitamos!
Desejo a todos um ótimo domingo, conto com todos na construção dos multiprofissionais!
“uma palavra amiga? uma notícia boa?”...



Danilo Ponciano
Residente - Farmacêutico Bioquímico
Programa:Transplante e Captação de Órgãos

3 comentários:

  1. A vida nos convida a vivê-la, a experimentar alegrias, tristezas, vitorias, frustrações, dores e sonhos.
    Convida-nos a contribuir na redação de uma historia.
    Um ótimo domingo a todos.
    Beijosss..

    Jerusa Toloi
    Nutricionista
    Programa: Cuidados intensivos do Adulto.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizá-lo pela iniciativa da construção desse espaço de diálogo e reflexão.
    O cuidado em saúde, o trabalho multiprofissional nos exige muita dedicação e extrema PERSISTÊNCIA para tornarmos real o futuro que idealizado!
    Ao guardarmos a vida de nossos pacientes estamos guardando as nossas próprias!
    Podem contar com minha colaboração ativa nessa construção!!!
    Samantha Mucci

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Samantha ... sem dúvida a troca de experiências e perspectivas é vital no entendimento de toda complexidade envolta nos cuidados dos nossos pacientes!

    Danilo Ponciano

    ResponderExcluir